10/05/2014 – 1a Oficina de construção do Mapa de Fatos Urbanos do Coque. Na Fundaj

Comissariado: Casarão da Vila Menezes. Ficava na beira da linha e foi destruído pelas obras de implantação do Metrô. Foto: Acervo do PCELC, origem ainda não identificada.

Antigo comissariado ou Casarão da Vila Menezes.Foto: Acervo do PCELC, origem ainda não identificada.

Como parte da programação da exposição Museu da Beira da Linha do Coque no programa Políticas da Arte o Ponto de Cultura Espaço Livre do Coque e a Fundaj realizam a primeira oficina de construção do Mapa de Fatos Urbanos do Coque, com o arquiteto Márcio Erlich.

O objetivo da oficina é trabalhar a construção dos “fatos urbanos” da comunidade. A partir da interação coletiva e discussão sobre a história oral do bairro, o encontro pretende desenvolver o registro cartográfico da memória do Coque através das narrativas dos Contadores e Contadoras de Histórias do Coque registradas nos vídeos que compõem o acervo do Museu. A oficina é gratuita e aberta a todo(a)s.

Na foto aparece o Casarão da Vila Menezes, antigo comissariado. O prédio ficava na beira da linha e foi destruído pelas obras da Metrorec para a implantação do Metrô. Veja o que os Contadores e Contadoras de Histórias do Coque dizem sobre ele nas entrevistas: Peninha, Zezinho e Alencar, Nina, Duda, Siduca e Inês.

Obs: Durante a pesquisa para elaboração deste site, Márcio Erlich e o Ponto de Cultura continuaram a oficina e elaboraram a 1a versão digital do Mapa dos Fatos Urbanos do Coque.

Local: Sala Vicente do Rego Monteiro – Fundaj Derby