O COQUE ESTÁ BOMBANDO : : JULIO CAVANI : : DIÁRIO DE PERNAMBUCO

ARTIGO QUE CONTRAPÕE A ABORDAGEM SOBRE O COQUE POR PARTE DO MUSEU E DO FILME SEVERO, DE DANILO BARACHO. PARTE DA COBERTURA JORNALÍSTICA DO FESTIVAL CINE-PE 2014 QUE ACONTECEU NA MESMA ÉPOCA DA EXPOSIÇÃO DO MUSEU DA BEIRA DA LINHA DO COQUE NA FUNDAJ.

Fotograma do filme Severo, de Danilo Baracho.

O COQUE ESTÁ BOMBANDO

Por Julio Cavani

De todos os filmes exibidos no Cine PE até agora, o mais aplaudido foi o curta pernambucanoSevero. O diretor Danilo Baracho, que nunca viveu no Coque, criou uma história de ficção ambientada na comunidade. Os protagonistas são dois irmãos adolescentes que vivem juntos mas seguem caminhos diferentes.

Com um estilo aparentemente inspirado na estética de Cidade de Deus, o filme complementa uma série de projetos que têm ajudado a divulgar a situação da comunidade, onde os direitos humanos estão ainda mais ameaçados por causa da pressão da especulação imobiliária (os moradores sofrem com ameaças de serem expulsos de suas casas). Entretanto, o curta reforça certos preconceitos e estereótipos negativos sobre o Coque, principalmente em relação à violência urbana e ao tráfico (além de retratar o bairro como um lugar inóspito).

Um ponto de vista mais equilibrado e autêntico (construído pelos próprios moradores) é transmitido pela exposição audiovisual itinerante Museu da Beira da Linha do Coque, que está em cartaz na Galeria Vicente do Rego Monteiro (Fundação Joaquim Nabuco, no Derby, das 15h às 20h diariamente, exceto segunda).

Além do curta Severo e do “museu”, outros projetos têm atraído atenção para a comunidade, como a Praia do Capibaribe, o Coque (R)Existe e a Orquestra Criança Cidadã, que já se apresentou no Cine PE.

VEJA A PUBLICAÇÃO ORIGINAL NO BLOG DO DIÁRIO DE PERNAMBUCO.

2 thoughts on “O COQUE ESTÁ BOMBANDO : : JULIO CAVANI : : DIÁRIO DE PERNAMBUCO